quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Maçonaria e jazz: Oscar Peterson

  O Ir.*. Oscar Emmanuel Peterson (1925-2007) é tido por muitos críticos como um dos maiores pianistas da história do jazz. Muitos chegam a considerá-lo como o maior virtuoso do instrumento na história do jazz.  
   Entre as suas composições podem-se destacar Hallelujah Time, African Suite, Suíte de Páscoa, Blues  for Big Scotia, a Suíte do Casamento Real Suite Africano, Suite Páscoa,  a Royal Wedding Suite e o fantástico Hymn to Freedom (Hino à Liberdade, veja no vídeo).
   O Ir.*. Peterson foi agraciado com sete prêmios Grammy, um prêmio do Juno Hall of Fame em 1982, o Prêmio  Glenn Gould (o maior pianista erudito do Canadá) em 1993 e um Genie Award em 1978 para a melhor trilha sonora (do filme The Silent Partner). 
  O Ir.*. Peterson foi condecorado com a Ordem do Canadá, como um "officer"em 1972 e como um "Companion" em 1984.  Em 1992 ele recebeu o Prêmio "Governor General`s" pelo conjunto de sua obra artística. 
Também foi escolhido, em 1989, como membro da Ordem Francesa das Artes e Letras (Ordre des Arts et Lettres e, em 1991, foi Chevalier da Ordre du Québec (1991). Além disso, recebeu distinções acadêmicas de alta relevância, sendo doutor honoris causa de mais de dez universidades canadenses e  premiado com o posto de Chanceler da York University em 1991.
   Possuía formação erudita o que não o impedia de ser um dos maiores improvisadores que a história do piano jazz já conheceu. Ao contrário, sua sólida formação musical só lhe facilitava a fluidez, a precisão rítmica e a criatividade que tinha na arte da improvisação, uma arte que só os gênios do jazz possuem. 
  O primeiro vídeo é  Hymn to Freedom; o segundo, a Suíte Bach`s Blue.




REFERÊNCIA: Sítio da Grand Lodge of British Columbia and Yukon. Disponível em : http://freemasonry.bcy.ca/biography/peterson_o/peterson_o.html.Acesso em 20/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário